7 Dúvidas mais frequentes de quem vai abrir uma empresa

O objetivo de possuir o negócio próprio e deixar para trás a vida de funcionário vem fazendo a cabeça de muita gente. No entanto, é necessário ter muito conhecimento para não fazer isso da maneira errada.

 

Empreender exige uma série de cuidados. Por isso, muitos empreendedores possuem dúvidas sobre como fazer para começar a sua empresa. A procura por informações deve ser constante e levar em consideração o mercado é fundamental. Selecionamos as principais dúvidas dos novos empresários e respondemos para você, confira:

 

1- Qual o custo para abrir uma empresa?

 

Dinheiro sempre vai ser um fator predominante quando o assunto é ter o negócio próprio. O valor para abrir uma empresa depende de outros vários fatores, como atividade, localização da empresa, matéria prima, mão de obra, etc…

Você pode começar este levantamento se informando sobre o valor médio do aluguel na localidade desejada, o custo com equipamentos, os custos para legalizar a abertura da empresa e muitos outros itens. 

O ideal é que além de um plano de negócio bem estruturado você consiga montar uma planilha onde vá calculando todos os recursos financeiros necessários para abrir sua empresa.

Importante aqui, lembrar, que mesmo que você não tenha estes recursos, ou não saiba como conseguí-los, ter tudo especificado e calculado pode ajudar na hora de você procurar um sócio, um investimento ou até mesmo um empréstimo.

 

2- Qual o tempo estimado para a obtenção de um CNPJ?

 

O tempo para obter/abrir um CNPJ muda muito conforme a sua cidade. O habitual é que entre 7 e 10 dias depois do processo de abertura da empresa ser protocolado na Junta Comercial, você já tenha seu CNPJ.

Porém, ter esse número não basta. Para emitir notas fiscais, ter alvará de funcionamento e tantas outras obrigações de quem vai abrir uma empresa, você precisa se cadastrar na prefeitura da sua cidade.

 

 

 

3- Qualquer empresa pode ser aberta utilizando o Simples Nacional?

 

Infelizmente não, isso irá depender muito das características da sua empresa. Os fatores levados em consideração para enquadramento no Simples Nacional são: faturamento, presença de sócio, tipo de negócio, entre outros.

Apenas micro e pequenas empresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempresário individual (MEI) podem optar por essa tributação.

 

4- Quais os documentos necessários para abrir uma empresa?

 

O processo de documentação é bastante burocrático,porém, o primeiro passo é a elaboração de um contrato social, contendo o ramo da empresa, os objetivos, a formação do capital social da empresa entre outros. Após isso, se inicia um processo junto aos demais órgãos públicos responsáveis como a junta comercial, por exemplo.

 

5-  Para abrir a minha empresa preciso contratar um contador?

 

Contar com o auxílio de especialistas desde o começo é indispensável para o sucesso da sua empresa. Mas o ideal é que se você não tenha nenhum tipo de conhecimento legal sobre o direito societário, conte primeiro com a ajuda de um escritório paralegal. Os serviços de um setor paralegal é o que todo empreendedor precisa buscar primeiro, no momento de abrir sua empresa. Depois disso, é que você deve ter ajuda de um escritório contábil. 

O profissional de contabilidade é capacitado para a organização e visão clara das finanças da empresa. Além disso, o contador também é responsável por recolhimento de tributos e obrigações trabalhistas. 

 

6- Como devo escolher um ponto comercial?

 

A escolha do ponto comercial depende muito do seu ramo de negócio. Se o seu negócio depende de grande fluxo de público, escolha um bairro movimentado, um centro comercial, ou uma rua de fácil acesso. Agora se você vai atender com hora marcada, pode escolher um edifício empresarial ou até mesmo um espaço coworking.

 

 

7- Como devo  montar a estrutura organizacional?

 

Estrutura organizacional é a forma como o gestor vai alocar as pessoas dentro da empresa de modo que todo o potencial delas seja aproveitado. É a divisão de cargos, de setores e de tarefas, em diferentes níveis hierárquicos. Tudo isso deve ser pensado levando em conta o estilo da empresa, o ramo de atuação e os objetivos do empreendedor. Estruturas organizacionais diferentes acabam influenciando na cultura organizacional como um todo.

 

O principal fator é a estrutura atender as necessidades atuais e já antecipar algumas das próximas etapas de desenvolvimento. É essencial iniciar com pessoas que atendam aos desafios do momento e ao mesmo tempo tenham condições de acompanhar o crescimento e formar equipes. Dessa forma, com certeza sua empresa crescerá cada vez mais.