Os Foods Trucks estão bastante em alta atualmente e, por isso, cada vez mais pessoas estão investindo nesse tipo de negócio. Os Foods Trucks são aqueles veículos adaptados para produzir e servir refeições nas ruas, e são uma ótima opção para quem pensa em investir no setor alimentício.
Aqui no Brasil os Foods Trucks começaram a ganhar força no início de 2014. A princípio esse modelo de negócio ficou bastante conhecido na cidade de São Paulo. Mas, não demorou muito para muitos empreendedores passarem a copiar o modelo, ampliando o setor para outros lugares do Brasil.
Atualmente, os Food Trucks podem ser encontrados praticamente em todas as cidades do Brasil e passou a ser conhecido com um modelo de sucesso no mundo dos negócios. Se você pensa em investir no setor dos Foods Trucks, é importante saber que, antes de abrir qualquer tipo de negócio, é fundamental realizar uma ampla pesquisa para iniciar a elaboração de um Plano de negócios.
Pensando nisso, reunimos no nosso post de hoje algumas informações relevantes e que devem ser consideradas no seu Plano de Negócios no momento da abertura de um Food Truck. Confira!
Mercado de atuação
O setor alimentício vem apresentando um aumento significativo nos últimos anos. Um dos principais motivos relacionados ao crescimento do mercado é a mudança no estilo de vida das pessoas que, atualmente, passam mais tempo fora de casa e não possuem tanto tempo disponível para o preparo de alimentos. Outro motivo que pode ter haver com o crescimento do setor é a relação da alimentação fora de casa com o lazer.
Segundo algumas pesquisas é bastante provável que esse crescimento do mercado alimentício continue nos próximos anos. Por isso, esse setor se mostra como uma excelente opção para novos empreendedores. Mas, mesmo assim, a decisão de entrar nesse mercado e investir em um Food Truck deve ser muito bem planejada.
A Concorrência
Outro fator a ser levado em consideração no Plano de Negócios é a concorrência. Um Food Truck não compete apenas com a concorrência direta, mas também com outros tipos de estabelecimentos. Nestes estão incluídos restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, barraquinhas de hot dog e pastel, entre vários outros.
Esses tipos de estabelecimentos podem variar de forma e tamanho, caracterizando uma concorrência fragmentada e sem o domínio expressivo de um único estabelecimento. Por isso, há espaço para uma grande variedade de ofertas, que vão desde investimentos mais altos, até de baixo investimento inicial.
Já na concorrência direta, o empreendedor irá disputar, além da preferência dos clientes, os melhores pontos públicos e privados. Por isso, quem atua no setor, e vai investir em um Food Truck, precisa estar bem preparado, pois enfrenta muita competição.
Investimento Inicial
O valor do investimento inicial necessário para abrir um Food Truck varia muito de acordo com o modelo e tamanho do veículo escolhido, os equipamentos instalados, o estilo de negócio e a estratégia de crescimento utilizada. Os custos para a transformação de um veículo em um Food Truck pode variar de R$ 20 mil a R$ 350 mil.
A Localização
A maior vantagem de um Food Truck é a possibilidade de se deslocar entre diferentes pontos comerciais. Porém, na prática, dependendo do nicho de atuação escolhido, a liberdade de movimento pode ser restrita e o Food Truck só poderá operar em um local fixo.
Caso a estratégia seja operar nas ruas das cidades, o empreendedor deverá concorrer à pontos e endereços previamente estabelecidos pela prefeitura da cidade. Se for contemplado com a licença, deverá instalar seu Food Truck apenas no local licenciado.
Também há a possibilidade de instalar o Food Truck em local privado como em food parks por exemplo, ou ainda operar em eventos de curta duração em locais diversos.
Qual a documentação necessária para legalizar um Food Truck?
Para iniciar qualquer negócio de maneira legalizada, é preciso constituir empresa e obter concessão da prefeitura e, no caso do setor alimentício, da vigilância sanitária, que irão realizar uma avaliação e autorizar o uso do veículo.
Para fazer o registro do Food Truck, é indicado fazer a contratação de uma empresa de contabilidade ou especializada no setor paralegal, assim como a Facility Registros. Esses profissionais são legalmente habilitados para elaborar os atos constitutivos da empresa e irão auxiliar no preenchimento dos formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.
Para legalizar a empresa, é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições e registros, seguindo os seguintes passos:
- Consulta de viabilidade
Antes de dar início ao processo de abertura da empresa deve-se fazer uma consulta prévia na prefeitura da cidade. Essa consulta tem por finalidade verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido realizar a atividade desejada.
- Busca de nome e marca
Outra etapa é fazer a verificação de existência de alguma outra empresa registrada com o nome e a marca que serão utilizados. Essa pesquisa deve ser realizada na Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
- Elaboração e registro do Contrato Social
Nesse passo deve-se elaborar e realizar o registro do contrato social. Também deve-se verificar os antecedentes dos sócios ou empresários junto à Receita Federal, através de pesquisas do CPF. Essas ações devem ser feitas na Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).
- CNPJ
Realizar o registro do CNPJ junto à Receita Federal.
- Inscrição Estadual
Solicitar a Inscrição Estadual junto à Receita Estadual.
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
Solicitar enquadramento na Entidade Sindical Patronal, assim a empresa ficará obrigada a recolher anualmente a Contribuição Sindical Patronal.
- Cadastramento na CEF
Fazer cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema. Conectividade Social INSS/FGTS.
- Consultar as Normas Municipais
Para abrir um Food Truck o empreendedor precisará de licença de ambulante, ou de um Termo de Permissão de Uso (TPU), e caso seja exigência da prefeitura de seu município, um alvará. Pode também acontecer de o município exigir inspeção e normas do equipamento que o empreendedor irá utilizar. Para se informar o empreendedor deve se dirigir até a prefeitura do seu município.
- Verificar outras licenças
O empreendedor ou empresa responsável deve verificar a necessidade de outras licenças e registros. Considerando licenças para o veículo, junto ao DENATRAN.
- Regularizar o estabelecimento junto ao Corpo de Bombeiros
Os Food Trucks possuem cozinhas móveis e, portanto, devem seguir normas de prevenção e proteção contra incêndios, mesmo em eventos temporários. Por lei, esses tipos de eventos devem possuir um PPCI (Plano de combate contra incêndio).
- Consultar a Vigilância Sanitária
Os Foods Trucks, por exercerem a venda de produtos alimentícios, é uma atividade sujeita ao regime de fiscalização sanitária. A fiscalização sanitária é obrigatória para todo tipo de atividade que envolva a saúde, sob o Decreto – Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, Resolução – RDC/ANVISA nº 216.