Qual a importância da inteligência emocional para empreendedores?

No momento de avaliar as competências necessárias para se tornar um empreendedor, normalmente as pessoas costumam pensar somente em qualidades tangíveis, como diplomas, cursos, planejamentos, experiências no setor, capacidade intelectual, entre outras. Todos estes fatores são realmente muito importantes, mas deixam de fora toda a parte emocional e psicológica envolvida na ação de empreender.

 

A inteligência emocional vem se tornando um quesito indispensável na carreira de um empreendedor. Recentemente um psicólogo norte americano chamado Daniel Goleman, apresentou estudos que afirmavam que a Inteligência metal (o QI) é responsável por 20% do sucesso de qualquer indivíduo. No entanto, os 80% restantes, estão diretamente ligados a Inteligência Emocional. Mas, do que se trata a inteligência emocional? 

 

O que é Inteligência Emocional?

 

De maneira geral a Inteligência Emocional é a capacidade que uma pessoa tem de identificar, controlar e administrar emoções. De acordo com o estudo apresentado por Goleman, esse conceito é formado por cinco elementos principais, são eles: autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais.

 

Todas essas habilidades possibilitam que o indivíduo consiga reconhecer suas emoções, controlá-las e se manter motivado, independentemente da situação e sentimento. Além disso, pessoas com inteligência emocional bem desenvolvidas, tem a facilidade de identificar e ter empatia com as emoções dos outros, conseguindo manter bons relacionamentos com os demais.

 

Também de acordo com Goleman, existem 12 domínios que são tidos como os principais para desenvolvê-la:

 

  • Autoconhecimento emocional;
  • Autocontrole emocional;
  • Adaptabilidade;
  • Orientação para realização;
  • Perspectiva positiva;
  • Empatia;
  • Consciência organizacional;
  • Influência;
  • Coach e mentoria;
  • Administração de conflitos;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança inspiradora.

 

Quais os Benefícios da Inteligência Emocional segundo a ciência?

Atualmente há diversas e extensas pesquisas que fundamentam os benefícios de ter um nível alto de Inteligência Emocional, inclusive relacionando-a a traços de generosidade. Um desses estudos apontou que as pessoas com maior conhecimento sobre domínio emocional têm mais propensão a pensarem no “bem social” quando necessitam resolver alguma questão específica.

 

Qual o benefício da Inteligência Emocional para os negócios?

 

Possuir a Inteligência Emocional bem desenvolvida acarreta em inúmeros benefícios para a vida pessoal, mas e as vantagens para a vida profissional? A realidade é que uma pessoa que possui os tipos de habilidades mencionados acima, têm mais facilidade para realizar seus sonhos e atingir seus objetivos. Afinal de contas, elas colaboram para o aumento da produtividade, são indispensáveis nas tomadas de decisões, auxiliam nas negociações e ainda possibilitam que o indivíduo consiga superar com mais facilidade sentimentos e dias ruins.

 

A Inteligência Emocional influencia também no sentimento de bem-estar. Alguns pesquisadores descobriram, por exemplo, que existem relações inversas entre a capacidade de controle emocional e estresse no ambiente de trabalho. Portanto, possuir a habilidade de identificar e gerenciar as emoções próprias e dos outros são atributos extremamente valiosos também para alcançar sucesso profissional, de acordo com alguns pesquisadores de Harvard. O estudo, de mais de 20 anos, ainda apontou que esta habilidade caracteriza mais êxito na vida social.

 

Além disso, empreendedores com altos níveis de Inteligência Emocional são mais resilientes quando enfrentam obstáculos e conseguem lidar melhor com seus funcionários e clientes. Uma análise da pesquisa que reuniu diversos documentos científicos revelou que há uma relação positiva clara entre a Inteligência Emocional e a eficácia da liderança nas empresas. Portanto, empreendedores com níveis altos de Inteligência Emocional são também melhores líderes.

 

Um dos pilares da Inteligência Emocional, segundo Goleman, a “automotivação” e a capacidade de ter perspectivas positivas ou “otimismo” está também diretamente associada com maior habilidade de venda e maior taxa de sucesso. As pesquisas também apontaram que a maior diferença entre os pessimistas e otimistas é que, quando ocorrem falhas, os otimistas tendem a fazer atribuições causais externas, específicas e temporárias, enquanto os pessimistas fazem atribuições internas e permanentes. Ou seja, após alguns problemas ou contratempos, possuem mais facilidade para se recompor e agir em prol de resultados aqueles que permanecem otimistas.

 

Como saber qual o meu nível de Inteligência Emocional?

 

É claro que essa medida só poderá ser oferecida por meio de um especialista, porém existem certas características que são bastante comuns em pessoas que possuem essas habilidades. Geralmente, elas são pessoas mais confiantes, persistentes, flexíveis e conseguem manter o foco no trabalho. Além disso, também possuem facilidade para dialogar, lidar com situações adversas e fracassos, negociar  e assumir seus próprios erros.

 

Para saber qual o seu nível de Inteligência Emocional, você pode também fazer algumas perguntas sobre si mesmo para reconhecer suas falhas e virtudes:

 

  • Você gosta de conhecer e saber mais sobre outras pessoas?
  • Você é um bom líder?
  • Você conhece suas virtudes e limites?
  • Você sabe o porquê de cada emoção que está sentindo?
  • Ser uma pessoa boa e correta é importante para você?
  • Você pratica a gratidão?
  • Você se dá bem com grande parte das pessoas?
  • Você confia e segue sua intuição?

 

Como posso melhorar meu nível de Inteligência Emocional?

 

Embora existam aspectos permanentes que determinam o temperamento e a personalidade do indivíduo (herança genética, por exemplo), Goleman defende que muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados, impactando diretamente no nível de inteligência emocional.

 

Realizar uma revisão mental das habilidades que a Inteligência Emocional envolve e perceber quais precisam ser trabalhadas é o primeiro passo para aumentá-la. Além disso outra maneira de desenvolver essa habilidade é aprimorando a sua admnistração de pensamento. Pois, toda emoção é uma consequência de um pensamento e, como nosso cérebro não possui a capacidade de distinguir as experiências reais das imaginárias, cabe ao indivíduo ter controle de seus pensamentos. Por isso, a partir do momento que a pessoa consegue comandar seus próprios pensamentos, suas emoções e sentimentos com certeza serão muito mais positivos.

 

Buscar aprimoramento também em algumas questões cotidianas pode colaborar para que ocorra um aumento do seu nível de Inteligência Emocional. Por exemplo:

 

  • Analisar o próprio comportamento;
  • Dominar a ansiedade para conseguir agir sob pressão;
  • Acreditar em si mesmo;
  • Controlar sentimentos negativos;
  • Expor suas emoções e pensamentos;
  • Se colocar no lugar do próximo e respeitá-lo.

 

Vale ressaltar que a Inteligência Emocional não será totalmente responsável pelo sucesso ou fracasso da sua empresa. Mas, manter as emoções sob controle e melhorar a administração do pensamento são qualidades que certamente irão lhe ajudar positivamente em todos os aspectos da sua vida.