Todos os dias várias pessoas se perguntam se realmente é possível abrir um empresa própria com pouco dinheiro, já que, faz parte do imaginário coletivo que é necessário fazer investimentos altos para ter espaço no mercado e obter o sucesso desejado.
Essa possibilidade é real sim! Atualmente, muitas pessoas estão se arriscando no mundo dos negócios e investindo em ter sua própria empresa. Se você também sonha em ser empreendedor e fazer parte desse grupo de pessoas, continue acompanhando o nosso post de hoje com várias dicas de como abrir um negócio sem precisar investir muito dinheiro.
1- Invista em seus conhecimentos
Primeiramente, é fundamental escolher o ramo que você deseja abrir a empresa. Para fazer a escolha certa, é indicado elaborar o projeto com base em alguma área que você já domina, ou seja, o projeto da sua empresa deve ser baseado nos seus conhecimentos e experiências já adquiridos. Dessa maneira, fica muito mais fácil saber o que é necessário fazer, como deve ser feito e o que não se deve fazer para que sua empresa comece com segurança.
2- Analise o mercado do ramo escolhido
Não importa o nicho, o mercado sempre será competitivo, por isso, as empresas que se destacam são aquelas que investem em trabalho árduo, foco e criatividade. É fundamental que a sua empresa apresente um diferencial, isso despertará a atenção e interesse dos clientes e colocará a sua empresa a frente da concorrência.
Para isso, é importante analisar o comportamento das demais empresas do setor que deseja trabalhar, observando seus acertos e erros. Essa ação, possibilita ter uma boa ideia para trabalhar e colocar em prática logo de início.Outro ponto importante é fazer um plano de negócios para ter a certeza de que a sua nova empresa realmente será viável. No plano de negócios você deve incluir os pontos fortes e fracos, a concorrência e as demais informações que possam ajudar a na garantia do sucesso.
3- Explore seu setor na internet
Mesmo que você escolha abrir sua empresa física e local, não elimine a possibilidade de lançá-la, primeiramente, na internet por meio de um site, blog, plataformas e-commerce e redes sociais. Essas alternativas oferecem visibilidade à sua nova empresa, o que irá gerar um bom retorno em médio prazo. Além disso, as pessoas costumam primeiro pesquisar serviços e produtos na internet com o objetivo de encontrar algo mais próximo de casa para ganhar tempo.
4- Procure parcerias
Para quem deseja abrir uma empresa, porém, não possui muitos recursos para investir, buscar uma parceria pode ser bastante vantajoso. Procurar por outras empresas, fornecedores e até mesmo profissionais é uma maneira de fortalecer seu negócio e ganhar um pouco mais de espaço no mercado, isso possibilitará ganhar mais clientes através dos clientes de seus parceiros. Uma dica é criar programas de fidelidade, descontos, promoções e serviços exclusivos para impulsionar ainda mais a sua empresa.
5- Se organize financeiramente
Se você realmente deseja abrir um empresa com pouco dinheiro esse deve ser seu ponto de foco: manter a organização financeira do seu negócio. Para que isso ocorra é preciso que o empreendedor evite cometer o erro comum de gastar tudo o que ganhou. O ideal e mais seguro é utilizar parte do dinheiro que recebeu para o pagamento das despesas e o restante para investir no projeto da empresa.
Assim, com certeza serão evitados gastos desnecessários e ainda aumentará as chances de crescimento da empresa dentro do setor escolhido. Vale lembrar que mesmo não investindo valores altos para abrir um novo negócio, pode ser que demore alguns meses para obtenção do retorno do investimento inicial.
Dica Bônus:
Formalize a empresa
De nada vai adiantar seguir os passos anteriores se você não formalizar a abertura da sua empresa. Essa etapa é fundamental para que seu novo negócio possa funcionar dentro das normas municipais, estaduais e federais e com toda a documentação exigida. Para que você não perca tempo com toda a burocracia desse processo, a Facility Registros pode te ajudar nessa etapa, realizando todo o processo de abertura da empresa junto aos órgãos responsáveis com muito mais agilidade e segurança.