Inicialmente, abrir uma empresa parece algo muito difícil, mas, depois que ela já está em atividade o empreendedor passa a perceber que talvez manter a boa reputação seja o maior desafio. Criar uma empresa exige que o empreendedor atravesse um grande processo burocrático de formalização, no entanto, o crescimento e manutenção de uma empresa exige muita criatividade, visão e força de vontade.
Por exigir tantas habilidades, muitos empreendedores sentem dificuldades ou não sabem como fazer para manter a boa reputação da sua empresa. Este texto tem como objetivo auxiliar a criar e a manter uma boa reputação para a empresa.
Se esforce e trabalhe com empenho
Após, se dedicar à criação e formalização da empresa, o empreendedor deve se esforçar igualmente para construir uma boa reputação para o seu negócio. Para fazer isso, o gestor da empresa deve se preocupar com vários detalhes que podem passar despercebidos por ele e por sua equipe, porém que serão logo percebidos pelos clientes.
Manter o ambiente da empresa sempre organizado, agradável e confortável é essencial e serve para todos os tipos de negócios. Ambientes desorganizados e mal iluminados gerem desagrado e causam má impressão aos visitantes. Por isso, se você tem uma loja, por exemplo, é fundamental mantê-la sempre limpa e pensar em uma disposição de produtos que permita fácil identificação e visualização.
Seja transparente
Um dos pontos mais importantes para definir uma boa reputação para a empresa é, com certeza, a transparência na relação com os clientes e, também, com os parceiros. De maneira geral, a transparência está relacionada à confiança e quando se estabelece um regulamento todos deve seguir. Portanto, é importante ficar atento às promessas feitas aos clientes, estipulando prazos e preços que realmente sejam viáveis, caso contrário, o cliente pode se sentir enganado pela empresa.
Aprenda a lidar com as críticas negativas
Hoje em dia, com toda tecnologia disponível, é difícil encontrar uma empresa que não possua um site, um blog ou redes sociais. Com o auxílio da tecnologia fica muito mais fácil ser conhecido pelo público, ao mesmo tempo que também estará mais propenso a receber mensagens e críticas que podem abalar diretamente a reputação da empresa.
É muito provável que, em algum momento, a empresa receba avaliações negativas através de clientes insatisfeitos com o serviço ou produto. Caso isso ocorra é importante não ignorar a situação, além disso, responder de forma rápida é outra maneira de conter o problema. É fundamental que o cliente seja tratado com respeito e que sejam esclarecidas todas as dúvidas e a possível confusão gerada, sempre buscando a melhor solução. Assim, os demais clientes observarão a atenção que a empresa oferece aos clientes e isso poderá reverter a situação.
Seja atencioso com os clientes
A comunicação entre empresa e clientes é um fator muito importante para a boa reputação. Para isso, é importante que o empreendedor e toda equipe se mostre atentos às mensagens recebidas por seus clientes, seja em comentários nas redes sociais, ou e-mails com pedidos de esclarecimento, ou em qualquer outra forma de contato. Como falamos anteriormente, é fundamental que a questão seja respondida o mais rápido possível, dessa maneira, causará uma boa impressão e ainda mostrará que a empresa se importa realmente com seus clientes.
Criar enquetes
As enquetes e pesquisas funcionam como uma ótima estratégia para conseguir aumentar a boa reputação da empresa. Nada melhor que ouvir seus clientes para saber onde melhorar, não é mesmo? Com as enquetes a empresa mostrará que há interesse em saber o que o cliente está achando dos serviços e produtos oferecidos pela empresa e, também, sobre o que ele acha da empresa em si. Assim, ficará muito mais fácil de reconhecer os pontos que necessitam de modificação e melhoramento.
Porém, é importante tomar cuidado para que essas pesquisas não fiquem muito extensas ou que exijam muitas respostas. Para evitar que isso ocorra, uma boa estratégia é se basear em modelos cujas respostas podem ser dadas através de nota ou de um checklist, dessa forma com certeza o cliente irá colaborar muito mais.