Atualmente no Brasil o empreendedorismo está crescendo cada dia mais. Devido a crise econômica e o aumento da taxa de desemprego o brasileiro viu a necessidade de conseguir trabalhar e vem mostrando cada vez mais seu potencial para abrir sua própria empresa e ganhar seu dinheiro. Porém, nem todo novo empreendedor procura trabalhar de maneira formal, resultando em uma grande parcela que permanece na informalidade.
Mas, diferente do que muitos possam pensar, abrir uma empresa legalizada é mais importante do que se imagina. No nosso post de hoje apresentaremos para você 5 motivos para deixar a informalidade e legalizar sua empresa, abrindo oportunidade para o sucesso profissional e financeiro.
1- Oportunidade para ganhar mais clientes
Muita gente costuma fugir da formalização da empresa devido a grande burocracia que isso exige. No entanto, hoje em dia existem empresas como a Facility Registros, que auxiliam os novos empreendedores durante todo o processo de legalização do novo negócio, agilizando e evitando problemas futuros.
Com a empresa formalizada as oportunidades de conquistar mais clientes aumentam significativamente, já que muitas empresas preferem fazer a contratação de outras que possuam CNPJ válido, principalmente, para evitar alguma possibilidade de vínculo empregatício. Além disso, uma microempresa registrada pode estabelecer parcerias com outras e desenvolver projetos que sejam positivos para ambas.
2- Facilidade no pagamento de tributos
Para ter uma microempresa é necessário realizar o pagamento de uma tributação mensal. Mas, as microempresas contam com uma grande vantagem nesse quesito, podem optar pelo Simples Nacional. Nesse tipo de regime de tributação os principais impostos são unificados em uma guia única de recolhimento, facilitando todo o processo de pagamento e reduzindo muito a burocracia.
3- Direito aos benefícios da previdência
Ao abrir uma empresa e legalizá-la o empreendedor passa a pagar o seu INSS regularmente, o deixando muito mais protegido e seguro. Assim, ele passa a contar com todos os benefícios previdenciários que são pagos aos trabalhadores como por exemplo, aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade, pensão, entre outros.
4- Emissão de nota fiscal
Empreendedores informais não podem emitir nota fiscal de seus serviços ou produtos. Mas, a emissão da nota fiscal é fundamental e garante ao empreendedor legalizado mais chances no mercado, inclusive com órgão públicos e outras empresas. Atualmente, é possível realizar esse procedimento diretamente através da internet. As notas fiscais podem ser emitidas por meio de softwares de geração de notas eletrônicas (NF-e) que podem substituir sem problema algum o papel.
5- Contratação de empregados
Ao legalizar uma microempresa é possível contratar funcionários para ajudar o empreendimento a crescer. Dessa forma, o empreendedor poderá focar na gestão da empresa, no atendimento aos clientes e em várias outras questões que necessitam de muito mais atenção. A contratação de pelo menos um funcionário já basta para otimizar os processos dentro da empresa e possibilitar mais tempo ao empreendedor.
Bônus: Possibilidade de empréstimos bancários
Para manter uma microempresa serão necessários fazer alguns investimentos para estruturar adequadamente o negócio. Caso o empreendedor não tenha o valor necessário para isso ou caso deseje reequilibrar as contas da empresa, fazer um empréstimo bancário pode ajudar. Legalizando a empresa é possível solicitar empréstimos por meio de programas de incentivo ao microempresário. Assim, fica um pouco mais fácil de adquirir todos os materiais, maquinários, entre outras coisas que sejam necessárias para o crescimento da empresa.