Como encontrar o sócio ideal?

Encontrar o sócio ideal para a empresa não é nada fácil. Segundo alguns especialistas em gestão, o sucesso de alguns negócios está diretamente ligado a escolha correta da sociedade. Mas conquistar sócios que estejam disposto às manter-se firme durante as fases difíceis da empresa é complicado. Além disso, é necessário que o candidato atenda alguns fatores básicos para que a sociedade seja duradoura.

Há diversos tipos de sócios no mercado, aqueles investidores que possuem capital para investir na empresa até que ela consiga gerar caixa, o co-founder que são parceiros em todas as fases do negócio e o sócio “profissional”, que possui as competências necessárias para ajudar no desenvolvimento do negócio.

Esses tipos de profissionais geralmente são encontrados dentro de relacionamentos pessoais, amizades, contatos profissionais, eventos e feiras e até mesmo por indicação. No entanto, há algumas características essenciais que devem ser levadas em consideração na busca por um bom sócio. Quer saber quais são? Continue acompanhando esse post!

 

Confiança

A confiança é a base para que uma sociedade seja de sucesso. Se sentir seguro com quem será o parceiro de negócios é fundamental, pois assim, não haverá espaço para incertezas em relação a liderança da empresa. A confiança mútua é essencial para que a empresa possa se desenvolver de maneira sólida rumo ao sucesso.

 

Alinhamento de valores

Para que a confiança seja garantida, é necessário também que os sócios tenham os objetivos e valores alinhados. Esses fatores devem ser levados em consideração no momento da escolha do sócio com muita atenção e seriedade. Por exemplo, se a empresa é para você um grande projeto de vida e para o seu sócio a empresa é apenas uma assinatura na qual ele está apenas investindo dinheiro, em algum momento a sociedade entrará em conflito.

 

Competência profissional

Todos os sócios devem desempenhar uma função dentro da empresa, entregando resultados e contribuindo cada vez mais para o crescimento do negócio, pois é de interesse de cada um que a empresa se desenvolva. Caso o sócio se “acomode” apenas esperando resultados enquanto os outros fazerem o trabalho todo, é o momento de repensar essa sociedade. Para que isso não ocorra, é fundamental que as obrigações e funções de cada um esteja explicitada em contrato.

 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das competências mais importantes para os profissionais que desejam alcançar o sucesso, principalmente, envolvendo negócios. A habilidade de reconhecer os problemas do outro e saber como se portar em uma conversa, controlando as próprias emoções é essencial para uma administração de sucesso.

 

Saber ouvir feedbacks

Geralmente, as pessoas que possuem as mesmas expectativas e objetivos em relação ao negócio, têm perfis complementares, porém, uma característica fundamental em um bom sócio é saber ouvir críticas e analisá-las para melhorar em determinado aspecto.Também é necessário que o sócio saiba devolver feedbacks, pois, um bom sócio também é aquela pessoa com quem se pode conversar abertamente, para que, assim, os objetivos estejam sempre alinhados.

 

Pró-ativo

Outra característica essencial em um sócio é a pró atividade. É necessário que o sócio se mantenha sempre determinado para atingir os objetivos da empresa, trabalhando duro para que isso ocorra.

 

Honestidade

Por fim, uma característica que não pode faltar em nenhum sócio: a honestidade. Com honestidade e ética com certeza a sociedade terá confiança e se manterá sólida por muito anos.