Nota Fiscal Eletrônica: como funciona?

A Nota Fiscal é um documento usado por empresas e órgãos fiscalizadores para obter o controle da movimentação de mercadorias e demais prestações de serviços dentro do país. Por muitos anos, a Nota Fiscal só existia em formato impresso em papel, porém, com a necessidade de modernização e. também, a obrigatoriedade da emissão de nota em alguns locais, agora temos acesso à Nota Fiscal Eletrônica.

 

Neste post falaremos um pouco sobre como funciona esse tipo de nota fiscal e, também, sobre a obrigatoriedade de emissão no município de Florianópolis, cidade sede da Facility Registros.

 

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

 

A Nota Fiscal é um documento fornecido em todos os procedimentos de compras e é por meio dela que os impostos sobre essas transações são recolhidos. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nada mais é que a versão digital da Nota Fiscal, essa nota é emitida e fica disponível de forma online.

 

A garantia legal da NF-e é validada através de uma assinatura digital tanto do vendedor ou prestador de serviço quanto do comprador/cliente. A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo documentar para fins fiscais todas as operações relacionadas a circulação de mercadorias e prestações de serviços, substituindo a necessidade de uma Nota Fiscal em papel.

 

Quais os benefícios em emitir uma Nota Fiscal Eletrônica?

 

A Nota Fiscal Eletrônica oferece muitas vantagens ao empreendedor, além de diminuir a quantidade de papel na empresa e diminuir o espaço de armazenamento, também melhora muito na otimização de tempo, organização e proteção dos dados. 

 

Além de todos benefícios já citados, a NF-e reduz bastante a possibilidade de erros de escrituração, dessa maneira, diminui a tendência de ocorrer algum tipo de sonegação fiscal. Assim, com NF-e fica muita mais fácil para o governo aumentar a arrecadação sem  aumentar a carga tributária e do empresário receber o retorno muito mais rápido.

 

Algumas outras vantagens da emissão da Nota Fiscal Eletrônica são:

 

  • maior segurança e agilidade nos processos;
  • redução de custos com impressão e papéis;
  • simplificação no processo de emissão, consulta e arquivamento das notas;
  • possibilidade de envio através de e-mail;
  • facilidade no planejamento do recebimento de mercadorias, entre outros.

 

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória?

 

Em algumas cidades e estados a emissão da NF-e já se tornou obrigatória por lei. No mês de novembro do ano anterior, aqui em Florianópolis por exemplo, ficou estabelecida a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica (NFPS-e) para todos os contribuintes.

 

Quais os requisitos para emitir uma NF-e?

 

Todas as empresas que pretendem emitir Notas Fiscais Eletrônicas devem possuir registro e possuir um CNPJ. Além disso, para poder gerar uma NF-e é necessário realizar um certificado digital ou obter acesso a um software emissor de nota fiscal. Para utilizar esse sistema, os empreendedores devem passar por diversas etapas e liberações junto aos órgãos públicos. O processo muda de cidade para cidade, e é importante prestar atenção em cada passo, para que o empresário não acabe atrasando nenhuma etapa.  

 

Vale lembrar que poder gerar Notas Fiscais Eletrônicas, oferece à empresa oportunidade de competitividade no mercado e de concorrer até mesmo em licitações públicas.

 

Precisa emitir NF-e e não sabe por onde começar? Vem conversar com a gente!